Pedro Álvares Cabral e o descobrimento do Brasil

03-12-2013 22:28

Pedro Álvares Cabral e o descobrimento do Brasil

Chegado Vasco da Gama da sua viagem á Índia, D. Manuel I enviou de imediato uma nova armada mas desta vez a comando de Pedro Álvares Cabral.

A 5 de Março de 1500 partiram, foram dar a volta pelo ocidente do Atlântico, tal como a tripulação de Vasco da Gama mas desta vez ainda mais para o ocidente, alguna dos tripulantes começaram a estranhar este desvio.

No dia 22 de Abril de 1500, começaram a avistar terra. Sem ter noção de onde se encontravam deram - lhe o nome de Terra de Vera Cruz. No dia seguinte, alguns tripulantes saíram de bote e dirgiram - se a terra para um contacto com os povos da zona. Estes povos eram um pouco diferentes pois andavam nus sem qualquer complexo. Os portugueses convidarm - nos a acompanhá - los a bordo nas suas naus, pedido este que aceitaram de imediato. Com esta disposição toda, os portugueses ficaram encantados com este povo índio.

No dia 1 de Maio, a tripulação desembarcou e fez uma procissão pela praia com a cruz de cristo erguida, levantaram um cruzeiro com todas as armas de Portugal, armaram um altar á sua frente e Frei Henrique de Coimbra cantou a missa. Os índios assistiam fascinados a tudo isto.

Para dar conhecimento ao rei desta fascinante notícia, Pêro Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei de Portugal a explicar em promenor aquela terra e a sua gente. 

Oficialmente tinham descoberto o Brasil, Cabral alcançou a vitória da sua expedição, com isto alcançara a imortalidade.

 

Fonte: História de Portugal, De Viriato e os Lusitânos a Camões, Girassol Edições.

Voltar